quinta-feira, 7 de março de 2013

Receita: Risoto de camarão com cenoura e abobrinha


E aí, pessoal? Tudo bem?
Ontem eu fiz uma receita de risoto de camarão e coloquei a foto no instagram e no facebook. E depois de muitos “curtir” e vários pedidos, estou postando a receita.
Lembrando que eu fiz esse risoto “baseado” no risoto de camarão do Restaurante Companhia do Peixe, o risoto de lá é muuuito gostoso e eu “tentei” imitar, e ficou bem parecido.

Risoto de Camarão com Cenoura e Abobrinha


Ingredientes:
1 xícara de chá de arroz arbóreo (arroz próprio para risoto)
500gr de camarões limpos, eviscerados e sem casca. Eu compro camarão aqui ou aqui!
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 cebola pequena ralada
1 cenoura ralada
1 abobrinha ralada (não rale o miolo, depois vc aproveita o milo em cozidos ou sopas)
1 colher de sobremesa de extrato de tomate
1 caldo knor de legumes ou camarão dissolvido em 1litro de água
Sal a gosto
Salsinha ou cebolinha a gosto
Parmesão ralado a gosto

Modo de fazer:
Coloque na panela o azeite, o alho e a cebola, refogue tudo até a cebola ficar transparente. Em seguida acrescente o arroz e mexa bastante. Aos poucos, adicione uma concha do caldo, o extrato de tomate (usei p/ dar uma cor) e vai mexendo. Não despeje toda água de uma vez,  vá colocando aos poucos, até acabar o caldo dissolvido, ou então até o arroz ficar al dente. O processo é: Coloque uma concha do caldo, quando o arroz estiver secando, coloque outra concha. Repita o processo(olhe o tempo de cozimento na embalagem).
Quando o arroz já estiver cozinhando por aproximadamente 15 minutos (olhe o tempo de cozimento na embalagem), acrescente a cenoura, abobrinha e o camarão, mexa bem e espere o camarão cozinhar (cerca de 5 minutos). Prove um pouco do arroz e “ajuste” o sal da receita, provavelmente pode estar sem sal. Para enfeitar coloque salsinha e cebolinha. Sirva em seguida.
Para os amantes de queijo, jogue parmesão ralado sobre o risoto. Fica top!

Essa receita serve aproximadamente 3 pessoas.

E aí? Não é fácil? Eu adoooro fazer risotos, pq é tudo bem fácil e o preparo é rápido. Basta trocar o sabor do caldo e o “recheio” que podemos criar vários sabores.

Beeeijos,

Lud!

4 comentários:

Obrigada por ter lido meu pitaco! Deixe aqui sua opinião, ou quem sabe até uma indicação de algum lugar. Obrigada mais uma vez pela visita. ;)