terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Receita: Leitoa pururuca


Pessoal, tudo bem?! Hoje vou dar dicas de como fazer uma deliciosa leitoa pururuca, uma espécie de passo a passo e dicas importantes, mas antes disso tenho que colocar créditos aqui.
Quem me ensinou como preparar leitoa a pururuca foi a minha mãe, e quem ensinou ela foi a minha avó e assim vai.. uma tradição e receita da família. Não tenho frescuras e compartilho com TODOS as receitas que faço.
 Anotem as dicas:
  •        Muitos não sabem o tanto de tempero para carnes de porco, mas eu aprendi assim: Para cada 1kg de carne de porco, coloque 1 colher de sopa de sal. Uma colher normal, nem cheia e nem rasa. Lembre-se: Carne de porco salga muito fácil, tome cuidado ao temperar.  Não deixe de colocar bastante alho, pimenta de cheiro e pimenta bode na hora de preparar o tempero.
  •        Pernil e leitoa, sempre deixe eles dormirem no tempero, é muita carne então eu recomendo deixar temperado de um dia para o outro.
  •        Na hora de assar uma leitoa SEMPRE deixe a pele dela para cima, NUNCA para baixo. Se vc colocar a pele para baixo ela vai virar borracha pura. Ela cozinha ao invés de pururucar. Por isso sempre coloque o forno em temperatura média, assim a carne da leitoa vai cozinhar, quando vc perceber que a carne está cozida, aumente o forno para  pele dourar e pururucar.
  •        Passe limão na pele para pururucar, esprema e esfregue o caldo de um 1 limão em cada “banda” da leitoa, o limão ajuda a pele pururcar. Use o limão taiti.
  •        A sua pele vai estar crocante e douradinha, mas eu quero pururuca, o que fazer? Jogue óleo quente ou passe um maçarico. Eu sempre passo maçarico, na hora que passamos a pele já sobe e vira pururuca. Em Goiânia eu comprei o maçarico culinário no Goiânia Shopping numa banquinha perto do estacionamento, em frente a Deply.
  •        Se você for jogar óleo na leitoa para pururucar, deixe esse óleo ficar MUITO, mas MUITO QUENTE. Coloque a leitoa sobre uma peneira de metal, embaixo uma bacia (para escorrer o óleo), com cuidado e sem crianças por perto, jogue o óleo em cima da leitoa.
Pronto! Essas são as minhas dicas e recomendações para uma leitoa pururucar.
Separei alguns vídeos com as técnicas que disse acima:

Usando maçarico:
 
Com óleo quente:

Beijos,

Boas festas,

Lud!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter lido meu pitaco! Deixe aqui sua opinião, ou quem sabe até uma indicação de algum lugar. Obrigada mais uma vez pela visita. ;)