quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Receita: Risoto de Camarão com cream cheese – por Laís Haydée

Hoje temos uma receita suuuper especial no blog, hein? Hehehe Ontem eu estava perambulando pelo instagram quando simplesmente BABEI numa foto que vi, era uma foto de um risoto de camarão especialmente elaborado pela Laís Haydée. Olhem só as fotos:



Gente do céu a montagem do prato ficou LINDA e pela foto dá para perceber o tanto que o risoto estava cremoso. Essa foto literalmente.. me despertou desejos. Kkkkk
Então, diante de tais desejos eu resolvi pedir a receita para a Laís. E lógico q eu não poderia deixar de compartilhar com vocês, néh? Bora pegar o caderninho e anotar aí?

Risoto de Camarão com Cream Cheese – Por Laís Haydée

Ingredientes:
Arroz arbóreo (próprio para risotos)
1kg de camarão com casca
2 limões tahiti (ou então limão siciliano)
Cream Cheese
1 cebola
Alho
Pimenta de cheiro
Sal
Azeite
Manteiga
Salsinha

Modo de preparo:

Preparando o caldo para o risoto:
Comece descascando os camarões. Coloque as cascas e cabecinhas em uma panela com água para preparar o caldo. Eu gosto de temperar o caldo com alho socado no sal e pimenta de cheiro, e acrescento mais um pouco de sal até dar sabor ao caldo. Experimente para ver se o caldo está saboroso, é ele que vai dar o gosto de camarão ao risoto! Enquanto espera o caldo ferver, tempere os camarões com a misturinha de alho socado com sal e pimenta de cheiro e o suco de um limão inteiro. Reserve. Quando o caldo estiver bem rosado, passe-o em uma peneira para retirar as cascas e coloque-o de volta ao fogão, em fogo baixo.
Caldo pronto, é hora de começar o risoto.

*Fica a dica: Se você comprou camarões sem casa, ou não quer fazer o caldo, basta comprar o caldo já pronto. No Empório Casarão vende caldo em pó de camarão.

Fazendo o risoto:
Corte a cebola e o alho em pedacinhos pequenininhos e reserve. Em uma panela de fundo grosso coloque bastante azeite e deixe esquentar.
Acrescente primeiro o alho até ficar levemente dourado, depois a cebola até ficar quase transparente, e então o arroz arbóreo.
Eu calculo mais ou menos uma xícara rasa de arroz por pessoa, porque aqui o risoto é sucesso. Misture tudo até que o arroz esteja "brilhante" e então comece a colocar o caldo dentro da panela. Eu coloco de pouquinho, com uma concha mesmo. E sempre misturando para que o amido solte do grão e deixe o risoto cremoso. Vá experimentando para ver se o arroz está cozido. Mais ou menos no meio da receita, coloque a salsinha picadinha para dar sabor ao risoto. Quando ele estiver quase no ponto, acrescente o suco do outro limão e os camarões temperados. Não se pode deixar cozinhar demais o camarão, senão ele fica “chiclete”. E por fim, antes de servir, acrescente o cream chesse e um pouco de manteiga, misture até ficar homogêneo e sirva.
 Se quiser, decore o prato com salsinha picadinha e raspas da casca do limão que usou na receita, fica uma delícia!

Simplesmente adorei a combinação de camarão com cream cheese deve ter ficado MUITO saboroso, e além de tudo muito bem temperado.  Eu acho que  “inventar/inovar” é uma das ferramentas mais criativas na cozinha, e é justamente por isso q eu amo cozinhar.
Obrigada Laís por ter me dado a receita!!!

Espero que tenham gostado,

Beijos, 

Lud!

4 comentários:

  1. não há de quê, flor! e vc sabe o quanto essa receita vai deixar certas pessoas com água na boca.. hehe! beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que essa receita teve um alcance geral, néh? TODOS estão babando na foto e morrendo de vontade de comer. Nhaaaaami. Mais uma vez: Obrigada pela receita! ;*

      Excluir
  2. noooosa, top hein?! qm vai fazer pra gente, você ou a Laís? hehehe quero muito! bjs
    henrique

    ResponderExcluir

Obrigada por ter lido meu pitaco! Deixe aqui sua opinião, ou quem sabe até uma indicação de algum lugar. Obrigada mais uma vez pela visita. ;)